Fortaleza Azul
Em meados de 2015, um grupo ainda pequeno de mães unia-se em função de oferecer apoio e auxílio aos autistas e a si mesmos. Pautando-se em questões de divulgação das informações e na promoção da causa que engloba o espectro autista, atualmente a Associação Fortaleza Azul (FAZ) conta com mais de 250 famílias participantes.
Firmando parcerias com clínicas especializadas, farmácias, lojas e locais que forneçam serviços que beneficiem os autistas, a Fortaleza Azul também realiza projetos que envolvam o autista em atividades tidas como comuns para a sociedade.
Um dos projetos que possui mais participação e que é considerado, tanto por pais como pelos próprios autistas, como um dos mais divertidos e educativos é o TEA Mar.
Possibilitando o livre contato com a natureza, as crianças são levadas a praticar stand up paddle (uma modalidade de surf, no qual o praticante fica em pé em uma prancha, usando um remo para se mover pela água) nas águas da praia da Beira-Mar.
Promovendo palestras, minicursos, rodas de conversas e trocas de experiências para ajudar os pais a entenderem melhor o universo particular no qual se encontram os autistas e seus familiares, a FAZ amplia suas ações para além da comunicação e difusão de informações.
Pintando o Sete Azul
Com sede localizada no Shopping Benfica, em um espaço doado para a ser a base dos encontros entre mães, pais, voluntários e autistas, a Associação Pintando o Sete Azul nasceu da união destes, carentes no atendimento e na qualificação profissional para o diagnóstico dos autistas.
Visando serem melhor compreendidos e unidos em busca de garantir os direitos básicos dos filhos, desde saúde, lazer à educação, a Sete Azul dedica-se para mudar a realidade enfrentada pelos autistas e seus familiares diariamente.
A Associação realiza atividades socioeducativas e recreativas que unem prazer e diversão na interação social do autista e, consequentemente, os possibilita aprender novas habilidades socioemocionais, cognitivas, sensório-motoras e de comunicação.
Com projetos voltados não apenas em benefício do autista, mas também de seus responsáveis e familiares, a Sete Azul organiza ações voltadas às mães de autistas para complementar a renda familiar.
Em parceria com voluntários capacitados, elas passam a dividir suas experiências através da geração de conteúdos com cursos e oficinas de capacitação, proporcionando, assim, motivação para empreender e obter a independência financeira.